22/07/2018 16:51h

Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao oftalmologista?

O primeiro exame ocular que é feito nas crianças é o “teste do olhinho” que é feito na maternidade. Chama-se também “reflexo vermelho” e consiste em colocar uma luz no olhinho das crianças para ver se aparece aquele “vermelho”, tal como o vemos quando tiramos uma foto com flash. O vermelho no fundo do olho é saudável e normal.
Algumas doenças podem ser identificadas com este teste, como glaucoma ou catarata congênita ou até mesmo alguns tumores.
Por isso, se nas fotos dos seus pequenos, em qualquer idade, vocês se depararem com aquele “vermelho” nos olhos, fiquem felizes!
A primeira visita ao oftalmologista, desde que não haja nenhuma urgência, deve acontecer entre 2 e 5 anos de idade. A avaliação da acuidade visual é super importante para detectar se a criança tem alguma dificuldade para enxergar. Isso é fundamental para garantir o aprendizado e a capacidade dos pequenos para entender as tarefas da pré-escola da forma mais abrangente possível.
Ajude seus filhos e enxergar o mundo com clareza.
Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar