/

Qual é a diferença entre asma e bronquite? Há tratamento? E o que isto tem a ver com a farmácia popular?

Muita gente pensa que asma é a mesma coisa que bronquite. De fato são muito parecidas: as duas levam à falta de ar, provocam aquele “chiado” característico no peito, a respiração fica ofegante, difícil e “cansada”.

Mas há diferenças importantes entre elas. Saber quais são é importante para entender porque o tratamento da asma pode ser diferente do tratamento da bronquite. Então vamos lá!

Asma é uma doença crônica, sua principal característica é o broncoespasmo e a inflamação. Isso significa que os pequenos músculos que ficam nas paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho de passagem do ar. Como um túnel que de repente se estreita. Por isso ouvimos aquele “chiado” na hora de respirar.

Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios. É aguda quando é causada por agentes infecciosos como vírus ou bactérias, por exemplo. A consequência desta “agressão” é uma inflamação nos brônquios. Esta inflamação também estreita a passagem de ar, dificultando a respiração causando o “chiado” na hora de respirar. Existe também a bronquite crônica que se caracteriza por um excesso de secreção dentro dos brônquios. Um dos sintomas é aquela “tosse” com expectoração, muito comum em fumantes.

A boa notícia é que há remédio para as duas situações. E é bastante eficaz!

Para se ter uma ideia da eficácia destes remédios, olha esta notícia: há um ano o governo oferece de graça remédios contra a asma pelo programa Farmácia Popular. Sabe o que aconteceu? Mais gente teve acesso ao medicamento e as internações por asma caíram 16%. Ou seja mais de 20 mil pessoas não foram parar no hospital.

As farmácias credenciadas tem uma placa dizendo “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”. Isto significa que muitos medicamentos são vendidos com desconto de até 90%. Outros são entregues de graça, como é o caso de três remédios contra a asma.

Claro, para pegar os remédios é preciso levar a receita do médico. Asma e bronquite tem tratamento. Procure seus direitos e respire aliviado.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.