25/02/2019 18:41h

Quais são as doenças da gestante que podem causar alterações na visão – ou até cegueira – nos seus bebês?

É difícil imaginar como se processa a intensa e incrível multiplicação das células em um bebê que está em formação dentro do útero de sua mãe. Durante os nove meses de gestação, a formação dos órgãos e sistemas é impecável e extremamente organizada. Qualquer intercorrência que porventura ocorrer neste período pode causar sequelas na saúde do pequeno bebê.

Vamos focar no desenvolvimento do olho. O olho é a nossa janela para o mundo e poder enxerga-lo com clareza é um privilégio.

Importante saber que algumas doenças que incidem nas gestantes podem causar
alterações no processo de formação das estruturas oculares levando à deficiência visual de variados graus, ou até mesmo à perda completa da visão.

As infecções estão entre as doenças das gestantes que podem levar ao acometimento do desenvolvimento dos olhos dos bebês. As mais comumente observadas são a toxoplasmose, causada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que pode ser transmitido por animais como cães e gatos; a sífilis, doença sexualmente transmissível e que atualmente tem aumentado muito de incidência no Brasil e doenças transmitidas por vírus como Citomegalovírus, Zika, HIV, Rubéola e Herpes.

Além das doenças infecciosas, é importante saber que o uso de drogas lícitas como o álcool e drogas ilícitas como cocaína e crack também podem causar sequelas no desenvolvimento da visão dos bebês.

Por isso, é fundamental que todas as gestantes compareçam rotineiramente às suas consultas de pré-natal e cuidem-se saudavelmente para que seus filhos possam enxergar o mundo com nitidez e saúde.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)