/

Quais os efeitos do ar seco na saúde?

Quando o ar está muito seco a mucosa das vias respiratórias também resseca. Sentimos a garganta muito seca, não é mesmo? Isto faz com que a defesa desta região fique muito prejudicada, facilitando a entrada de vírus e de bactérias. Por isto tantas pessoas estão com tosse, gripe, sinusite, faringite ou amigdalite, por exemplo.

Os olhos também são afetados. O ar seco resseca a mucosa ocular e pode produzir uma inflamação. Os olhos ficam vermelhos e muitas vezes coçando. A defesa local também pode diminuir, levando a uma conjuntivite, por exemplo.

Cansaço nesta época também pode ser consequência do ar seco. Ficamos um pouco mais “desidratados”, isto é, com falta de água no organismo. Isto pode dar esta sensação de fadiga.

A pele também tende a ficar mais seca. Algumas pessoas tem prurido e ao coçar podem provocar pequenos machucados que podem se infectar com algumas bactérias que normalmente habitam nossa pele.

O que podemos fazer?

Vamos lá. Nunca é demais repetir:

1.Tome bastante água. Um pouquinho mais que sua sede. Quando estiver trabalhando ou estudando, coloque uma garrafinha de água do seu lado e vá dando uns goles sempre que sentir a boca mais seca.

2. Não se esqueça de dar mais água para as crianças, principalmente as menores, e para os idosos. Temos sempre que cuidar dos extremos da idade, pois seu organismo é mais frágil.

3. Veja se as crianças , idosos e se você está fazendo xixi normalmente .O xixi claro é uma indicação de boa hidratação.

4. Se você tiver um umidificador, pode usar. Mas lembre-se de ligar e desligar a cada duas horas, para não umidificar demais. Evite dormir com um umidificador ligado a noite inteira.

5. Se você não tem um umidificador, use toalhas de banho molhadas e torcidas no ambiente. Coloque uma toalha à noite em cima de uma cadeira, no quarto, para dormir.

6. Evite fazer exercícios físicos das 10 às 17 horas. Este é o pior período. Você vai se cansar muito mais.

7. Use soro fisiológico no nariz e nos olhos sempre que lembrar. Lave suas mucosas!

Isso ai. Aproveite o dia, sempre! E lembre-se: aproveitar e cuidar da saúde é melhor ainda!!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.