14/05/2018 16:25h

Quais cereais são importantes na alimentação das crianças?

Os cereais são os grãos, dentre os quais se destacam o arroz, o milho, o trigo, a aveia, a cevada e o centeio.

Estes cereais são riquíssimos em fibras que ajudam o intestino das crianças – e dos adultos- a funcionar com mais regularidade. Por isso, o consumo de cereais por crianças é muito importante.

Crianças a partir de dois anos devem consumir pelo menos 3 porções de cereais ao longo do dia. No café da manhã, almoço e jantar. Frutas e/ou leite com cereais no café da manhã são uma excelente fonte de nutrientes e mantem os pequenos com bastante energia ao longo da manhã.

Os cereais integrais são mais ricos em vitaminas e minerais, por isto, sempre que possível, prefira pães e massas integrais.

O arroz integral tem muito mais qualidade nutricional que o arroz branco. O arroz ganha ainda mais pontos em parceria com o feijão. Invista na parceria arroz com feijão, já que estes dois alimentos oferecem aminoácidos essenciais na formação de proteínas.

Os cereais, por serem ricos em fibras, fazem com que os carbo-hidratos consumidos juntamente com eles entrem mais devagar na circulação, sem causar picos grande de liberação de insulina. Isso é muito importante para o organismo.

Pão, arroz e feijão! Os cereais nossos de todo dia!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)