01/01/2018 10:21h

Posso viajar de carro? E de ônibus ou de avião? Quais cuidados devo tomar?

O grande problema das viagens é a imobilidade. Grávidas precisam se mexer, se movimentar de tempos em tempos. Há uma forte razão para isso: o sangue das gestantes fica mais propenso a formar coágulos ou trombos, o que é conhecido como trombose. Principalmente nas pernas, se ficarem muito tempo paradas e na mesma posição. Evite ficar sentada por mais de 4 horas seguidas.

Por isso aqui vão as dicas para as viagens:

– Viajar de Avião. Nos aviões há o desconforto dos lugares apertados e o ar seco. Use meia elástica inteira de moderada compressão para evitar o inchaço dos pés. Isso é uma dica muito importante. Levante do seu lugar e caminhe pelo corredor do avião a cada 4 horas. Sempre que possível, estique e movimente as pernas. Procure se deitar, sempre que houver assentos vazios nas viagens mais longas. Além disso, beba muita água. Mais que o habitual.

– Viajar de Carro e ônibus. Use também as meias elásticas e proceda da mesma maneira, parando a cada 4 horas para pequenas caminhadas. Sempre que possível evite estradas muito esburacadas, pois podem favorecer o aparecimento de contrações uterinas. Use sempre o cinto de segurança. Exija que quem estiver ao volante respeite a sinalização das estradas.

Viaje e viva com segurança. Agora e sempre.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)