É possível não ter estresse nas atividades diárias? - Dra Ana Escobar
23/08/2018 10:31h

É possível não ter estresse nas atividades diárias?

Manter a calma e bom humor nem sempre é fácil, mas o que fazer para fugir do estresse cotidiano?

Acordar com sono, fazer o café para todos, chamar os filhos, se vestir rapidinho, dar um grito para que eles escovem os dentes e se troquem logo, deixar as crianças na escola, ir para o trabalho, aguentar o mau humor de muita gente, fazer o almoço, supermercado, cuidar da roupa de todos, ouvir o marido reclamar que a camisa não ficou bem passada, deixar a casa arrumada, cuidar da lição das crianças, ir na farmácia, ouvir o chefe reclamar que você saiu mais cedo porque seu filho estava com febre, fazer o jantar, colocar as crianças para dormir, ficar linda e bem disposta sempre, dormir e…acordar no meio da noite preocupada com a tosse do filho, levantar com sono e começar tudo de novo….UFA! Não é fácil para ninguém.

A compensação para tudo isso é ver a família bem, feliz e em paz. Mas todas sabemos o quanto todas estas tarefas cotidianas do mundo feminino desgastam.

Estamos no século XXI. Muita tecnologia à nossa disposição. Muitas conquistas, muitas mudanças. Mas a vida não está fácil para as mulheres. A um tempo em que entramos com tudo no mercado de trabalho e conquistamos a independência econômica, nos tornamos reféns de uma dupla jornada. Isso mesmo, pois a realização das tarefas domésticas e o cuidar dos filhos ainda estão centrados na mulher.

O Estresse tem solução?

Sim, claro! Sempre podemos melhorar o que não vai bem e está incomodando. Aqui vão três dicas:

Divida as tarefas de casa. Principalmente aquelas que você acha mais chatas. Ir ao supermercado te desgasta? Passar a roupa? Fazer o café da manhã? Escolha uma ou duas tarefas e passe-as para o seu marido ou companheiro. Isso mesmo. Conversem sobre isso e deixe claro que estas tarefas todas são de responsabilidade dos dois. Divida. Eles podem estranhar no começo, mas acabam entendendo se você for firme e determinada. Não se sinta o centro do universo.

Tenha um tempo só para você, todos os dias. Pode ser por uma hora apenas. Mas este tempo é seu. Faça ginástica, vá ao cabelereiro, tome um café com suas amigas…relaxe a sua cabeça.

Filhos são responsabilidade dos dois. Divida tarefas. Levar e buscar na escola, levar ao pediatra, ao dentista, dar banho, fazer lição, supervisionar o videogame, colocar para dormir e acordar a noite quando for preciso. Quando dividimos estes afazeres, estamos estreitando o vínculo entre pais e filhos. E isso é muito importante.

Divida tarefas. Este é o segredo de uma vida mais tranquila. Sua família quer te ver bem. Você quer se sentir bem com você mesma. E quando estamos bem, todos à nossa volta estarão melhor! Tenha certeza disto.