Por que dizem que tudo é virose? - Dra Ana Escobar
23/06/2015 18:20h

Por que dizem que tudo é virose?

Outono chegou. Toda hora muda a estação: um dia com cara de inverno, outro com calor de verão… e o pior alguns dias que de manhã está frio, de tarde calor e à noite chove…. tudo no mesmo dia!! Isso afeta a nossa saúde porque a variação de temperatura abala a defesa do nosso organismo e aí os vírus que estão no ar aproveitam a oportunidade para entrar. Resultado? Todo mundo fica com virose!!!!

Virose significa (simplesmente) que estamos com um vírus. E há muitos tipos: vírus da gripe (vários!!), resfriado, roséola, estomatite, sinusite, amigdalite. bronquiolite em crianças…enfim… Há um monte de vírus com nomes diferentes, mas em comum, todos são vírus…. Por isso é que os médicos chamam tudo de virose. E é inútil batizar especificamente o nome do bicho, porque isto não muda o tratamento!

O que fazer para se defender nesta época? Quatro dicas fáceis. Primeira: na hora de dormir, coloque uma toalha de banho molhada e torcida no quarto para umidificar o ambiente. Segunda: todos os dias, pela manhã, na hora do almoço e à noite, lave o nariz com soro fisiológico. Terceira: Tome um copo de suco de laranja ou uma limonada 2 vezes por dia. Quarta dica: procure dormir bem à noite. Pode parecer óbvio, mas isso ajuda a elevar sua resistência. Boa semana!!