10/03/2019 18:46h

Uma dúvida: Por que choramos?

Todos já passamos por algum momento onde tivemos Uma dúvida: Por que choramos?

Choramos por dois motivos: para nos comunicarmos e para nos defendermos.

Desde bebês choramos para nos comunicar. Nos primeiros meses de vida o choro é um alerta para que nos dêem comida, nos limpem, nos aqueçam… etc. À medida que crescemos, o choro demonstra nosso descontentamento, insatisfação, um sentimento intenso que precisa ser externado. Pode inclusive ser coisa boa. O importante é botar pra fora porque…. Chorar faz bem!
Isso mesmo! Chorar faz muito bem! Lava os olhos (é verdade! isto é muito importante!!) dá alívio e principalmente sensação de leveza depois. O choro desencadeia a liberação de alguns hormônios como a serotonina (entre outros) que dão a sensação de calma, alívio e sossego.

Quando choramos liberamos a tensão acumulada. Por isso, é bom chorar!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)