Dá para perceber quando uma pessoa está mentindo?
23/06/2015 15:01h

Dá para perceber quando uma pessoa está mentindo?

Como identificar se uma pessoa está mentindo? Bom quem nunca escutou as seguintes frases:

“Você está sensacional hoje” ; “seu vestido é lindo”; “você é a pessoa mais importante do mundo para mim”; “não sei de nada”; “não fui eu …” Quantas pessoas já nos falaram frases semelhantes e basta um olhar atencioso para entender que se trata de uma mentirinha! Ou pior: uma mentira mais séria, destas que machucam ou prejudicam muita gente.

Quem nunca contou uma mentira na vida? Algumas podem ser bem intencionadas como, por exemplo, poupar uma pessoa mais velha e querida de uma situação real … ou dizer que “nada sabe”, quando na verdade uma festa surpresa está sendo preparada com o maior carinho!
Mas o corpo emite sinais quando mentimos. É a chamada linguagem corporal. Nosso corpo fala! Isso mesmo! Podemos não usar palavras mas nossos gestos, postura, olhares, movimentos de sobrancelhas, posição da cabeça, braços, pés ou boca, denunciam nossas reais intenções. Por isso, há especialistas em linguagem corporal.

E quando mentimos, nosso corpo emite variados sinais. Primeiro, porque mentir sempre gera desconforto e estresse. Em geral, quem mente fica com as pupilas mais dilatadas, tende a colocar as mãos no rosto, tocar o queixo ou o nariz, movimentar os braços em extremos, isto é, ou demais ou de menos. O corpo do mentiroso não fica em posição normal de tranquilidade. Os olhos em geral desviam do interlocutor, o corpo pode se virar lateralmente, indicando a vontade de acabar logo a conversa, o sorriso é falso e o tom da voz muda. Muitos sinais, não é mesmo?

Algumas pessoas disfarçam mais, outras menos. Mas a mentira sempre acaba aparecendo. De um jeito, ou de outro.

Mentira tem perna curta! O nosso corpo não foi feito para mentir. Pense nisso!