Quando tusso ou espirro, parece que eu perco xixi. É normal?
24/07/2015 19:08h

Quando tusso ou espirro, parece que eu perco xixi …É normal?

No final da gravidez, o útero invade parte do espaço da bexiga e diminui sua capacidade de armazenamento de urina. Resultado: a mulher tende a ir mais frequentemente ao banheiro e, muitas vezes, nem consegue segurar. Por isso é normal que um pouco de xixi “escape”. Ainda mais quando fazemos algum tipo de esforço, como tossir.

Alguns hormônios liberados na gestação também podem reduzir a capacidade funcional da bexiga e também levar à frouxidão muscular na região pélvica, causando uma perda urinária involuntária. Em geral, é um problema que costuma sumir em algumas semanas após o parto.

Uma dica para prevenir isso é fazer fisioterapia, que fortalece os músculos pélvicos, sob a orientação de uma especialista.

No entanto, é importante saber que o “escape” é de xixi e não de líquido amniótico, que envolve o bebê. Para se ter certeza que a bolsa não rompeu, faça uma coisa simples: sinta o cheiro. Isso mesmo: sentir o odor é importante. O líquido amniótico tem um cheiro parecido com amoníaco ou cândida, e muitas vezes pode ser diferenciado do cheiro de xixi.

Além disso, o mais comum quando a bolsa do bebê rompe, é que o líquido saia em grande quantidade, chegando a escorrer pelas pernas. Não é comum sair só um pouquinho de líquido quando a bolsa se rompe. Mas não é impossível. Na dúvida, ligue para o seu médico ou vá ao pronto atendimento. Fique atenta!