É normal oscilar o humor ao longo do dia? - Dra Ana Escobar
17/12/2018 18:13h

É normal oscilar o humor ao longo do dia?

Abrimos a janela pela manhã e nos deparamos com um dia lindo, céu azul, calor gostoso, sem uma nuvem no céu e o dia livre para o que aparecer pela frente. Muito bom, não é mesmo? E se… neste mesmo dia ao abrir a janela tiver uma chuvinha fina, um pouco de frio, céu carregado, mar cinza e bravo? Sem chance de sair, as crianças pequenas vão ficar brincando dentro de casa… Que situação!

A partir destes dois cenários é fácil entender que o ambiente interno e o externo influenciam nosso humor.. O “ambiente” interno está relacionado com a nossa personalidade que, por sua vez, pode ser moldada por fatores genéticos, físicos e culturais. Algumas pessoas são mais efusivas e naturalmente, alegres e extrovertidas. Outras são mais tímidas, introspectivas, levam a vida com extrema seriedade e se tornam até melancólicas.

O ambiente externo, por outro lado, é ágil e pode mudar rapidamente. Por isso nosso humor oscila tanto ao longo do dia. Vamos a um exemplo: dia calmo, de repente alguém bate no seu carro e ainda por cima sai te xingando! Como você reagiria? Agora imagine um italiano, um inglês ou um oriental reagindo a esta mesma situação!

Outros exemplos mais cotidianos e corriqueiros: uma fofoca maldosa a seu respeito, uma palavra de alguém importante para você dita na hora errada, uma lista de trabalho que seu chefe te obriga a executar de uma hora para outra… enfim… muitas e variadas situações nos fazem oscilar o humor.

Algumas pessoas são mais tolerantes, outras menos. Tudo normal, todos normais. Bom e mau humor fazem parte do dia a dia. O importante é não se deixar levar por reações desmesuradas ou de tamanho maior que o necessário. Isso acaba não só com o seu, mas também com o dia de quem está ao seu lado.

Procure encarar os desafios da vida com leveza e bom humor! Tudo fica mais fácil.