20/09/2016 10:41h

O Teste do Pezinho pode fazer a prevenção da Deficiência Intelectual?

Quando deve ser feito o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é uma forma rápida e segura de identificar precocemente doenças que podem cursar com a Deficiência Intelectual.  O ideal é que seja feito do 3º ao 5º dia de vida do bebê. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. O tratamento precoce pode evitar alguns tipos de Deficiência Intelectual e melhorar a qualidade de vida da criança e da família.

O Teste do Pezinho é gratuito? Identifica quantas doenças?

O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de crianças triadas. Já examinou mais de 15 milhões de crianças brasileiras!  Este Laboratório realiza o Teste Básico, que é totalmente gratuito e identifica 6 doenças. Também conta com tecnologia para exames ampliados, que podem identificar até 50 doenças.  Estes, no entanto, não são gratuitos.

E se o Teste do Pezinho vier alterado?

Caso a criança tenha alguma alteração no Teste do Pezinho, é encaminhada ao Ambulatório de Atenção aos Pacientes, que monitora e trata algumas doenças. Quando necessário, a criança é encaminhada para centros de referência mais adequados.

Alguns tipos de Deficiência Intelectual podem ser prevenidos por um tipo específico de alimentação?

Sim. Por isso a APAE, na luta pela melhora da qualidade de vida de pacientes com doenças metabólicas, tem em sua unidade central a Divina Dieta, onde são fabricados alimentos como bolos, pães e sorvetes, entre outros, com baixo teor de proteínas, que garantem a dieta necessária para prevenção da Deficiência Intelectual.

Pessoas com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca e vegetarianos também se beneficiam destes produtos, uma vez que suas composições alimentares são isentas de glúten, leite, carnes, ovos e derivados.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)