O que são ovários policísticos? - Dra Ana Escobar
07/03/2014 19:56h

O que são ovários policísticos?

Os ovários são dois órgãos presentes no corpo de todas as mulheres, um de cada lado do útero, e que tem duas funções muito importantes: produzem os hormônios femininos e servem como uma espécie de “armazém” para todos os óvulos. Isso mesmo. As meninas já nascem com todos os óvulos prontos que continuam bem aconchegados nos ovários até o fim da vida.

Nos ovários ficam milhares de óvulos, que depois da primeira menstruação saem de lá por ação dos hormônios femininos. Isto acontece pacientemente a cada mês, quando UM óvulo é preparado para a fecundação. Se for fecundado, a mulher fica grávida, se não, fica menstruada. No ciclo seguinte, mais UM óvulo é preparado e assim vai…

Algumas mulheres, no entanto, tem no meio dos óvulos umas bolinhas. Estes são os cistos que podem ter diferentes tamanhos e líquido dentro. Isto é o que chamamos de ovários policísticos, “poli” porque são vários.

Quais são os sintomas?

Muitas vezes estes cistos não dão nenhum sintoma. Ficam quietinhos lá e não causam nenhum problema.

Porém, mais ou menos 10% das mulheres podem ter sintomas bem desagradáveis como:

– menstruação irregular: a produção normal dos hormônios femininos fica muito comprometida. Como resultado, a menstruação fica “bagunçada”. Pode sumir por vários meses, ou pode vir com quantidades e intensidades muito variadas.

– Aparecimento de pelos no corpo. Principalmente no rosto, nos seios e na barriga.

– Espinhas no rosto que surgem por causa da desregulação na produção dos hormônios femininos.

– Obesidade.Também esta associada, muitas vezes, aos ovários policísticos.

Tem tratamento?

O tratamento geralmente é direcionado aos sintomas. Muita coisa pode ser feita que garanta uma boa qualidade de vida para as mulheres com ovários policísticos. Por isso, o mais importante é nos cuidarmos sempre. Com saúde não se brinca. Lembre que saúde com certeza traz felicidade!!