O que fazer para atenuar os enjoos? - Dra Ana Escobar
01/01/2018 13:52h

O que fazer para atenuar os enjoos?

Quem sente sabe o que é. Só de ler ou falar a palavra “enjoo” já dá desconforto. Não é fácil. O banheiro vira um dos locais mais frequentados da casa!

A boa notícia é que os enjoos acabam em 12 semanas. Isso mesmo. Depois deste período normalmente cessam. Até lá, vamos ver cinco dicas que podem ajudar bastante.

1- Não fique mais de 3 horas em jejum. O jejum prolongado piora a sensação de enjoo. Coma alguma coisa a cada 3 horas. Mesmo que sejam apenas algumas mordidas. Escolha algo de que você goste. Gengibre em pedacinhos pode ser uma opção bem interessante.

2- Coloque uma bolacha de água e sal na sua mesa de cabeceira. Quando acordar, coma-a. Isso mesmo. Antes mesmo de escovar os dentes. O enjoo é em geral muito pior pela manhã. Comer algo seco assim que você desperta pode atenuar bastante esta sensação desagradável.

3- Dê preferência a alimentos gelados. A temperatura baixa pode ajudar a atenuar a sensação ruim do enjoo. São uma excelente opção picolés de frutas, iogurtes ou sucos gelados. Suco de maracujá gelado e sem açúcar é perfeito!

4- Evite alimentos gordurosos ou muito condimentados. Imagine que a digestão fica mais lenta no período da gestação e estes alimentos, de difícil digestão, ficam parados muito tempo no estômago e pioram a sensação de enjoo.

5- Chupe gelo. É uma excelente forma de você tomar água. Manter-se hidratada é fundamental para todas as gestantes e o enjoo atrapalha a ingestão correta de líquidos. Mesmo assim, tente tomar água de gole em gole, várias vezes ao dia. Ainda mais nos dias muito quentes e secos. Evite tomar muita água de uma só vez, pois a chance de vômitos é maior.

Os enjoos passam. Mas enquanto isso não acontece, as futuras mamães tem que enfrentar esse desconfortável sintoma que chega todos os dias. Força! Chegaremos lá!