06/05/2019 15:42h

O que fazer em caso de assadura e ardência na hora de fazer xixi?

Crianças que saíram das fraldas e já usam calcinhas e cuecas também podem ficar assadas. Isto acontece porque quando vão fazer xixi, elas não tem paciência de esvaziar completamente a bexiga. Querem terminar logo para fazer outra atividade (brincar, ver televisão…). Consequência: vestem a calcinha/cueca sem terminar totalmente e aí um restinho de xixi continua saindo ali, e pronto um caso de assadura. Isso por que a urina é ácida e a roupa molhada em contato com a pele assa, nas meninas, a vagina; e nos meninos, o canal da uretra, na ponta do pênis.

Para evitar mais um caso de assadura é importante que a criança fique no vaso até esvaziar totalmente a bexiga, e uma dica para ficar até o fim é pedir que ela cante uma música devagar e só sair quando terminar.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar