/

Olho de Peixe: o que e como tratar?

“Olho de peixe” é o nome popular de uma verruga de consistência endurecida que geralmente aparece na planta dos pés. É provável que se chame assim por causa de um ponto preto que fica bem no centro e remotamente lembra um “olho”. Incomoda bastante e pode doer ao ponto da pessoa ter dificuldade para andar.

O que causa o olho de peixe é um vírus da família do HPV, isto é, do Papiloma Vírus. Por isso, “pegamos” o olho de peixe em um local contaminado. Para evitar, procure não pisar descalço em águas paradas ou sujas, lave sempre os pés quando chegar da praia e não use sapatos, sandálias ou meias de outras pessoas.

Nunca “cutuque” ou fique mexendo no olho de peixe. Isto pode causar uma lesão maior e se sangrar, os vírus contaminam outras regiões do corpo causando novas verrugas.

Boa notícia: há tratamento e a cura é completa. Mas quem deve indicar é o médico. Pode ser com cirurgia dermatológica ou remédios que progressivamente vão destruindo a lesão e eliminando o vírus.

Cuidado com os locais onde seus pés pisam. Caminhe com calma e paz nesta vida.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.