02/04/2019 19:09h

O que é fimose?

As mamães nos escrevem frequentemente com uma dúvida: o que é fimose?

O pênis é um órgão delicado e muito sensível, principalmente na região da glande, popularmente conhecida como “cabeça do pênis”. Os meninos normalmente nascem com a glande coberta por uma pele que se chama prepúcio. É bem aderente e dificilmente se abre. Isso é o que chamamos de fimose. Por causa da fimose, é praticamente impossível enxergamos a glande dos bebês.

E nem devemos tentar! Manobras para abaixar o prepúcio com força podem causar lesões com sangramento e traumatizar a região. É normal vermos no bebê apenas um pequeno orifício na ponta do pênis, por onde sai o xixi. E muito cuidado! Olhar de perto é sempre arriscado, pois o jato de xixi nesta idade vai longe e costuma dar “um banho” em quem está por ali!

Até os 3 anos de idade o prepúcio deve ir naturalmente relaxando, se abrindo e expondo a glande facilmente. Esse processo de abertura é fundamental para a higienização completa. Quando o prepúcio não se abre adequadamente, ou seja, quando a fimose persiste, os meninos ficam mais propensos a infecções locais, ou até mesmo a infecções nas vias urinárias, o que pode gerar um grande desconforto.

O tratamento pode ser feito com pomadas específicas, sempre com orientação médica, ou com a indicação cirúrgica.

Meninos normalmente nascem com fimose. Mas não devem persistir com ela após os três anos de idade! Informação é saúde!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar