08/01/2019 10:51h

O que é Estimulação e Habilitação? Pode ajudar quem tem Deficiência Intelectual?

Pessoas com Deficiência Intelectual beneficiam-se enormemente das terapias de Estimulação e Habilitação. Também são extremamente úteis para crianças que apresentam um atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor, isto é, crianças que tem dificuldades, evidenciadas já nos primeiros meses de vida, para executar habilidades esperadas para a idade como, por exemplo, firmar a cabeça,  sentar, engatinhar, andar, falar ou relacionar-se com outras pessoas.

De que constam estas terapias de Estimulação e Habilitação?

Estas terapias englobam especialidades como Fisioterapia, Fisioterapia Aquática, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. Trata-se, portanto, de um grupo de profissionais especializados que trabalha em conjunto para o desenvolvimento das potencialidades da criança, com apoio a seus familiares.

Quem pode oferecer estes serviços? A partir de qual idade está indicado?

O Serviço de Estimulação e Habilitação da APAE DE SÃO PAULO tem como objetivo promover o desenvolvimento global da criança com hipótese ou diagnóstico confirmado de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou Deficiência Intelectual, incluindo recém-nascido de risco.

Esse atendimento tem como foco crianças de 0 a 14 anos. Portanto, desde o nascimento já pode ser indicado.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar