18/03/2019 19:57h

O que é escoliose?

Fique de pé em frente a um espelho e faça a posição de “sentido” como os soldados. Observe seus ombros. Eles devem estar alinhados, ou seja, o direito e o esquerdo na mesma altura. O que sustenta e alinha nosso corpo da cintura para cima é a coluna vertebral. Por isso, devemos “ajudá-la” na tarefa de manter a posição mais ereta possível, principalmente quando estamos sentados ou de pé.

Agora, imagine que uma linha reta, como se fosse uma estrada, passa no meio das suas costas. Assim deve estar a coluna normal. Escoliose é quando a “estrada” faz uma curva em forma de “S”, desviando a coluna para a esquerda ou para a direita. Há vários graus de acometimento, ou seja, as ‘curvas’ podem ser mais ou menos suaves.

Só adultos e idosos tem escoliose?

Não. Pode ocorrer na adolescência, que é um período de crescimento muito acelerado e também na infância. Por isso é importante ficar atento. Ao sinal de que os ombros tem alturas diferentes, procure avaliação médica. O diagnóstico pode ser feito com um raio-x da coluna e o tratamento é muito eficaz.

Ter uma postura correta na vida. Isso é importante sempre!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar