O que é dermatite atópica? - Dra Ana Escobar
14/09/2018 08:11h

O que é dermatite atópica?

Todos já vimos bebês com muitas bolinhas vermelhas nas bochechas. Pode ser dermatite atópica. Adultos também podem ter. São lesões vermelhas, que podem aparecer em qualquer região do corpo, que coçam e podem descamar. Muitas vezes ficam inflamadas, infeccionam e fazem umas bolinhas de pus.

A dermatite atópica é uma alergia, que pode ser desencadeada por banhos quentes e prolongados, alguns tipos de sabonetes, alimentos como ovos, por exemplo, perfumes, sensibilidade à mudanças de temperatura, calor ou frio, pó, poeira ou outros alérgenos ambientais. Muitas coisa, não é mesmo? Por isso, muitas vezes é difícil descobrir exatamente qual é o fator específico que causa dermatite.

Há tratamento?

Sim. Mas o tratamento apenas atenua e melhora os sintomas. Por isso é importante saber o que causa a dermatite em cada bebê, em cada pessoa, para evitar que as lesões apareçam com frequência.

Cuidado sempre com banhos quentes e prolongados. Dê preferencia a sabonetes neutros, sem perfume. Mantenha o ambiente livre de alérgenos, principalmente pó e perfumes. Lembre-se que coçar pode infeccionar a lesão. Aí todo o quadro piora bastante.

Mas temos que ter muita atenção, pois bolinhas vermelhas na pele, principalmente em bebês, podem ter muitos diagnósticos diferentes. Isso mesmo. Bolinhas vermelhas podem ser muitas coisas. Por isso, só o médico é que pode definir exatamente o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

Saúde!