09/04/2019 19:00h

O que é autismo?

O transtorno do espectro autista é um distúrbio na socialização da criança. Geralmente começa a ser percebido antes dos três anos de idade e é uma situação crônica, sem causa específica.

A maior parte dos pais relata que, de repente, o filho desliga, passa a se comunicar pouco e se isola no seu próprio mundo. Por isso, muitas vezes, suspeita-se primeiro que há uma deficiência auditiva associada. Retrocedem na linguagem, podem repetir movimentos rítmicos com o corpo, ou com objetos (como por exemplo, virar as rodas de um carrinho).

O autismo infantil, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância e outros transtornos invasivos do desenvolvimento fazem parte do espectro autista. Neles, o diagnóstico também é clínico e geralmente feito por uma equipe multiprofissional que envolve médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas. Assim como o tratamento posteriormente precisa ser desenvolvido por várias especialidades. E quanto antes, melhor.

Para fazer o diagnóstico esta equipe multidisciplinar utiliza os critérios do “Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders” (DSM) que estrutura o espectro autista.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)