O que é a Doença de Alzheimer? - Dra Ana Escobar
06/11/2018 10:04h

O que é a Doença de Alzheimer?

Muita gente já ouviu falar este nome complicado mas não sabe exatamente do que se trata. Alzheimer foi um médico psiquiatra alemão que descobriu esta doença em 1906. Se é tão antiga assim, por que só agora falamos mais em pacientes com Alzheimer? Porque é uma doença que incide mais em idosos, geralmente a partir de 60 anos. Como as condições gerais de saúde da população melhoraram, as pessoas estão ficando mais velhas… consequentemente, há mais casos de Alzheimer.

O diagnóstico nem sempre é fácil.

Estamos acostumados a ajudar pessoas mais idosas a se lembrarem de muitas coisas cotidianas como o nome de algumas pessoas, locais em que estiveram, coisas para fazer… enfim… tarefas corriqueiras do dia a dia. Isso tudo é normal. Porém quando a memória começa a falhar com maior frequência, principalmente referente a dados recentes, como, por exemplo, qual dia é hoje, o que comeu no café da manhã, juntamente com uma certa apatia e desânimo, devemos começar a prestar atenção. Nossos idosos queridos merecem sempre todo o carinho e podemos ajudá-los, pois quanto antes iniciamos o tratamento, melhor o prognóstico.

Se não for adequadamente tratada, a doença pode evoluir para estágios mais avançados, em alguns anos, que comprometem muito a qualidade de vida dos pacientes e também de sua família. As habilidades motoras para andar, vestir-se e cuidar da higiene pessoal vão se perdendo progressivamente, e com o passar do tempo a capacidade de falar e exprimir-se também. É muito triste para todos.

Doença de Alzheimer não tem cura ainda. Mas o tratamento garante que o idoso sinta-se muito melhor e aproveite sua vida com mais qualidade.

Ajude quem ajudou você a ser quem é! Muito carinho com nossos idosos! Eles merecem!