31/07/2018 15:16h

Meu filho está ficando gordinho! Devo substituir o suco de fruta natural?

Muitos pais estão preocupados com o sobrepeso dos filhos. Todos ouvem falar dos problemas associados à obesidade infantil e fazem tudo para evitar que seus filhos fiquem com o peso acima do indicado para a idade.

Tudo certo. Mas sem exageros. Muita calma nesta hora, pessoal. Há várias causas que explicam a obesidade e o sobrepeso das crianças no mundo de hoje.

O suco de frutas está virando um “vilão”. Muitos o estão chamando de “bomba calórica”. Tudo isso porque o suco concentra o açúcar das frutas. E o açúcar no mundo de hoje é quase que um “veneno” para algumas pessoas.

Calma, que não é bem assim. As frutas fornecem nutrientes importantes e valiosos para as crianças como uma variedade de  vitaminas e muitas fibras que ajudam o funcionamento do intestino, principalmente ao redor de 2 anos de idade, que é uma fase em que as crianças tendem a rejeitar as verduras e legumes.

Portanto, se o seu filho está com sobrepeso, é importante fazer uma revisão de tudo o que ele está comendo ao longo do dia. Faça um recordatório alimentar ( bastante realista e sincero) de uma semana, por exemplo, incluídos o sábado e o domingo.

Observe que deve haver muitos alimentos de menor valor nutricional que podem ser substituídos. Frutas são uma excelente opção nutritiva. Os sucos também. Por isso, antes de suspender o suco, converse com o pediatra ou com uma nutricionista para te orientar.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar