03/09/2018 08:09h

Meu filho ( a) de 2 anos fica cuspindo a comida. O que devo fazer?

 Algumas crianças cospem a comida e não a engolem. Mastigam e depois cospem. Quando isto acontece uma vez ou outra, tudo bem. Pode ter sido um pedacinho mais duro da carne, algo que não conseguiram mastigar, ou a temperatura do alimento que estava muito quente e “queimou” a boca.  Até ai, tudo bem.

No entanto, há os que cospem a comida olhando e desafiando os pais, como numa crise de birra. O que fazer nesta situação?

Estas crianças estão querendo chamar a atenção para alguma coisa, que geralmente não tem nada a ver com a comida, com o tempero ou com o sabor. Tente identificar porque seu filho quer chamar a atenção.

Se, no entanto, você perceber que não existe nenhuma razão para isso, então o melhor a fazer é a chamada “desprezoterapia”. Quando ele cuspir a comida, saia de perto e não diga nada. Deixe claro que esta atitude não te afeta e que ele não vai conseguir nada com isso. Depois de alguns dias esse “hábito” deixa de ter razão para existir, posto que não atingiu o objetivo de causar estresse.

Educar não é fácil. Mas é estimulante e desafiador. Um dia é sempre totalmente diferente do outro!

 

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar