É normal algumas regiões da pele ficarem mais escuras?
24/07/2015 15:51h

É normal algumas regiões da pele ficarem mais escuras?

Depois da 24a semana, as pessoas já olham para vocês e percebem que tem um bebê a caminho! Muito legal esta sensação, não é mesmo?

A maioria de vocês está agora por volta de 22 a 28 semanas: no fim do 2o trimestre de gravidez, portanto! Algumas alterações no corpo são comuns e podem aparecer nesse momento. Vamos entender. A linha nigra, por exemplo, que é aquela linha escura no meio da barriga começa a aparecer. Ela faz parte do excesso de pigmentação normal que acontece na gravidez. Isso significa que a pele fica com uma quantidade maior de pigmento, que se localiza em regiões específicas. Importante saber que esta linha some naturalmente depois de 2 meses do parto.

O bico do seio também se modifica: fica mais escuro e cheio de bolinhas. Tudo isso acontece por ação dos hormônios da gestação e depois volta ao normal. A vulva também escurece: a pele fica arroxeada e um pouco mais inchada. Tudo normal e reversível!

No entanto, as manchas no rosto ( justamente as do rosto!) chamadas de melasma, que se acentuam com o Sol, NÃO voltam ao normal. Isso mesmo. Por isso, a dica importantíssima é usar protetor solar e chapéu!

Cuide-se, proteja-se e tenha uma gravidez tranquila!