04/12/2018 19:52h

Mamadeiras e chupetas podem ser esterilizadas no micro-ondas?

Os bebês não ficam sem suas mamadeiras e chupetas, mas você como  esteriliza-los?

As defesas dos pequenos bebês não estão totalmente formadas. Normalmente as mães mandam uma grande quantidade de anticorpos para seus filhos durante a gestação e o parto. Com o aleitamento, continuam a suprir seus filhos com um exército que os ajuda a vencer os inimigos invisíveis.

Mas as bactérias estão em toda parte. E quando encontram um ambiente propício, proliferam-se rapidamente. As mamadeiras e chupetas são locais perfeitos para acumular resíduos de leite. Estes restos servem de alimento para micro-organismos. E em poucas horas, os cantinhos destes utensílios podem ficar contaminados.

Por isso devemos esterilizar as mamadeiras e chupetas. O aquecimento tem o poder de matar todos esses inimigos invisíveis que podem causar danos graves à saúde dos bebês.
Há basicamente dois jeitos para esterilizar: colocar o objeto na água fervendo por 15 minutos ou usar recipientes apropriados no micro-ondas, As duas formas são válidas e eficientes.

Importante: antes de esterilizar lave todos estes utensílios com água e sabão. Depois coloque na água fervente ou no micro-ondas.

Proteja seus filhos de todos os inimigos! Principalmente dos invisíveis!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar