E as mães que não conseguem ou não podem amamentar?
29/10/2018 17:59h

E as mães que não conseguem ou não podem amamentar?

Qual leite devem dar para os bebês?

Entenda quais as principais diferenças entre o leite de vaca e as fórmulas infantis para bebês.

Está definitivamente comprovado: o leite materno é o MELHOR alimento para os pequenos bebês. Contém todos os nutrientes essenciais em quantidade e qualidade perfeitas para que o bebê possa crescer e se desenvolver saudavelmente.

Mas pode acontecer um problema: algumas mães, pelas mais variadas razões, não conseguem amamentar. O que fazer nesta situação? Qual o melhor leite para os bebês, na impossibilidade do leite materno?

O leite de vaca integral é contraindicado para bebês menores de 1 ano de idade. Possui excesso de proteínas e de sódio, que podem sobrecarregar o pequeno rim; pode levar à anemia pois não fornece ferro em quantidade suficiente e tem baixo teor de vitaminas, minerais e de gorduras essenciais para o desenvolvimento cerebral dos bebês. Portanto, o leite de vaca integral NÃO é uma boa opção.

Por isso foram criadas as fórmulas infantis. O que são? São leites, cuja base é o leite de vaca, que foram intensamente modificados – por isso os chamamos de “fórmulas”- para suprir as necessidades nutricionais do bebê, respeitando a capacidade e as possibilidades de digestão do seu organismo.

A qualidade e a quantidade das proteínas, do ferro, das gorduras, das vitaminas e dos açúcares foram modificadas e ajustadas – tendo como padrão ouro a composição do leite materno- para que o bebê cresça mais saudavelmente e sem riscos. Principalmente sem riscos de obesidade no futuro.

Há muitas variedades de fórmulas infantis, que foram adequadas, inclusive, para situações especiais como alergia, regurgitação ou intolerância à lactose. Mas só o pediatra ou a nutricionista é que podem orientar a melhor fórmula para cada bebê. Há, inclusive, fórmulas com preço bastante acessível. Mas sempre é bom lembrar que o leite materno é totalmente gratuito.

O leite materno, portanto, é perfeito e sempre o melhor. As fórmulas infantis são as “cópias” mais próximas que conseguimos fazer para que o bebê receba os nutrientes de que tanto necessita para crescer e se desenvolver com saúde e qualidade de vida. Agora e para sempre.