Lavar o nariz todos os dias evita doenças respiratórias em crianças e adultos? - Dra Ana Escobar
10/10/2018 15:24h

Lavar o nariz todos os dias evita doenças respiratórias em crianças e adultos?

Inspire profundamente pelo nariz. Imagine que além do oxigênio, que é essencial à vida, o ar que respiramos contém inúmeras partículas de pó, poeira, ácaros e outros tantos alérgenos ou poluentes ambientais. Mais preocupante ainda são potenciais vírus ou bactérias patogênicas que podem entrar em nossas vias respiratórias.

Ao nosso nariz cabe a função de aquecer o ar e filtrar estas partículas indesejáveis, defendendo-nos contra agentes agressores que podem levar a alergias ou doenças.

Se pudéssemos enxergar o nariz por dentro veríamos que cada narina parece um labirinto. Quando inspiramos, as partículas maiores “batem” na parede deste “labirinto” e lá ficam contidas e impedidas, portanto, de entrar nas vias respiratórias mais baixas. Além disso, o nariz contem células que produzem muco e são cobertas por cílios que se movimentam na incrível velocidade de 700 batimentos por minuto. Estes cílios, juntamente com o muco, ajudam a “expulsar” partículas e/ou microrganismos inalados. O nariz, portanto, tem um mecanismo de defesa muito eficiente.

No entanto, o excesso de pó, poeira, ou agentes agressores pode atrapalhar o bom funcionamento do nariz. Nesta situação, os cílios diminuem consideravelmente sua movimentação – dos originais 700 ciclos, passam a bater a 300 ciclos por minuto- deixando-nos mais expostos a vírus, bactérias e alérgenos.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a mucosa nasal sempre limpa e hidratada. Por isso, a lavagem nasal deve ser feita diariamente, pelo menos 2 vezes ao dia. Uma dica é colocar o dispositivo para lavar o nariz ao lado da escova de dentes. Aí fica fácil lembrar e incorporar a lavagem nasal na rotina do dia a dia.

Muitas doenças respiratórias podem, sim, começar pelo nariz. Manter a mucosa nasal limpa e hidratada é essencial para respirarmos muito melhor e vivermos com mais qualidade. Quem respira bem, vive bem!