15/06/2019 19:48h

Ir ao supermercado com fome engorda?

A pergunta pode parecer estranha, mas a resposta é simples assim: SIM !

Ir ao supermercado com fome pode nos render uns quilinhos a mais. Imaginem que comer é um ato vital. A natureza inteira se desenvolve aprimorando suas capacidades biológicas para conseguir se alimentar com mais facilidade. Na selva, os animais mais fortes caçam suas presas e a distribuem para o próprio grupo. Dá um trabalhão. E muito gasto de energia.

Nós, humanos, aprendemos raciocinar e, consequentemente, produzir nosso alimento com técnicas que se foram desenvolvendo com mais e mais complexidade até chegar na industrialização e…passo seguinte…nas prateleiras dos supermercados, à nossa disposição. Nos alimentamos sem praticamente NENHUM gasto de energia, a não ser o de abrir os pacotes e comer!

Mais ainda: as embalagens  foram se tornando cada vez mais atrativas e coloridas e os seus produtos cada vez mais diversos. De todos os tipos, para todos os gostos. Ninguém escapa.

A facilidade com que os retiramos das prateleiras e colocamos no carrinho é outro fator que nos impele ao consumo impensado. No caixa, aquela bolacha deliciosa ou o refrigerante desejado passam quase que “despercebidos”.  Só que depois tem um destino certo: nosso corpo.

Sim, ir ao supermercado com fome engorda pois compramos com o instinto vital de comer aguçado pela emoção da fome. O ideal seria comprarmos o que precisamos com a razão. Para isso, aqui vai uma dica: faça, em casa, previamente, sem estar com fome, uma lista de tudo o que você precisa de fato para sua dispensa. Depois vá ao supermercado. Sem estar com  fome. Consuma o que realmente você precisa.

Pode parecer pouco. Mas só assim, de passo em passo, vamos conseguindo mudar um pouco nossos hábitos alimentares.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)