Grávidas tem sono demais ou sono de menos?
04/09/2018 08:29h

Grávidas tem sono demais ou sono de menos? O que é normal?

Alguma gestantes sentem sono demais! Parece um estado constante. Sentam-se, acomodam-se em qualquer lugar e…os olhos começam a querer fechar. Acredita-se que o sono em excesso pode significar, entre outras causas, falta de interesse pelo mundo, uma vez que você e sua barriga estão se bastando! Isso de certa forma é bom, pois demonstra que sua atenção está focada no bebê e por isso você está economizando energia para ele.

Por outro lado, algumas gestantes sentem pouco sono. Importante saber que a insônia na gravidez deve-se a três fatores principais:

1. Desconforto para dormir. Para melhorar, use vários travesseiros. Ao dormir de lado, use um travesseiro fino embaixo da barriga e um no meio das pernas. Ainda vai demorar para você conseguir dormir de bruços novamente…

2. Falta de exercício. Muitas gestantes, por estarem de repouso ou com preguiça mesmo, reduzem demais sua atividade física. Assim, o corpo não se cansa o suficiente para dormir profundamente.

3. Excesso de preocupação. Isso tira mesmo o sono! E às vezes é bem difícil localizar e assumir o que é que de fato a está preocupando… e muitas vezes é uma coisa que o seu lado racional julga muito boba e sem importância, mas ao deitar na cama, você não consegue dormir porque não consegue decidir se vai pintar a parede do quarto do bebê de verde ou de azul.

O que fazer?

Primeiro, desligue o computador e a televisão depois das 22 horas. Depois, tome um banho relaxante, ligue o abajur e leia um livro. Se, ao tentar dormir, as preocupações ficarem invadindo a sua cabeça, tenha um papel na mesinha de cabeceira para anotá-las todas e ocupar-se delas na manhã seguinte – e não hoje. Tudo anotado, amanhã você cuida de tudo! Hoje, dormir. Fique de olhos fechados, concentre-se num ponto entre os seus olhos e, a medida que pensamentos preocupantes tentem te invadir, simplesmente não dê bola para eles pensando: – hoje eu não vou me preocupar com isso…. e volte a sua atenção para o ponto de luz entre os seus olhos.Tente permanecer observando-o e “rebatendo” os pensamentos insistentes….até dormir! Experimente!