08/03/2019 08:01h

Você sabe o que é a Giardia?

Alguns causam quadros agudos e intensos de diarreia e vômitos, como é o caso dos vírus e de algumas bactérias, por exemplo.

Os parasitas podem causar quadros mais arrastados e mais prolongados, com dores abdominais que vêm e vão, amolecimento de fezes, produção de gases, aumento de volume abdominal, náuseas, emagrecimento e até anemia.

Dentre estes parasitas estão os que conhecemos como “vermes”, como a lombriga, por exemplo, que conseguimos enxergar quando sai (parece um fio de macarrão) ou outros que não conseguimos enxergar, como a Giardia.

Como acontece a contaminação?

Giardia, portanto, é um parasita que habita o nosso intestino. Ela entra em nosso organismo com água contaminada ou verduras mal lavadas. Mãos sujas com resíduos de fezes também podem transmitir a Giardia para outra pessoa. Por isso, é muito comum em crianças.

O grande problema da Giardia é que, além dos sintomas acima descritos, ela pode dificultar a absorção de alimentos, causando o que chamamos de má-absorção. Isso faz com que a pessoa contaminada deixe de absorver nutrientes importantes para a vida com saúde.

O diagnóstico da Giardia é feito pelo exame de fezes. A boa notícia é que há tratamento e é bastante eficaz.

Fique atento: qualquer sinal de desconforto intestinal que se prolonga por mais de 14 dias deve ser investigado por um médico.