Gestantes e mães que amamentam podem consumir amendoim? - Dra Ana Escobar
12/06/2017 11:29h

Gestantes e mães que amamentam podem consumir amendoim?

O amendoim, além de muito gostoso, é um alimento rico em nutrientes importantes, dentre os quais destacam-se as gorduras “do bem”, ou ácidos graxos insaturados,  vitaminas antioxidantes, proteínas vegetais, fibras, minerais como selênio, magnésio e manganês e fitoquímicos como o resveratrol. Estes nutrientes em conjunto são protetores da saúde cardiovascular, da integridade das células e, consequentemente auxiliam o funcionamento do organismo.

Por tudo isso, o amendoim é altamente saudável. Comer amendoim entre as refeições é uma boa dica, uma vez que esses nutrientes, juntos, além de fazer bem à saúde, dão a sensação de saciedade.

Valem, portanto, as perguntas: já que o amendoim é altamente nutritivo, gestantes e mães que amamentam podem consumi-lo? Há o risco de os bebês desenvolverem alergia? Quando as crianças podem começar a comer amendoim?

Gestantes e mães que amamentam podem, sim, consumir amendoim. Desde que não tenham alergia prévia, claro.

Importante saber que o amendoim, por possuir proteínas, pode causar alergia, algumas de grande intensidade. Com base neste fato, até há um tempo atrás considerava-se que o seu consumo deveria ser evitado em fases importantes da vida como a gestação e amamentação, objetivando não prejudicar o bebê que poderia nascer sensibilizado e desenvolver quadros alérgicos graves.

No entanto, estudos recentes demonstraram claramente que o consumo de amendoim por gestantes e mães que amamentam não leva ao desenvolvimento de alergia nos pequenos.

Ao contrário, crianças que entraram em contato com o amendoim e seus produtos antes dos 11 meses de idade, apresentaram significativamente menos alergia nos anos subsequentes.

A recomendação atual, desta forma, é a de que bebês pequenos, com mais de 6 meses e idealmente antes de 11 meses de idade recebam produtos com amendoim na alimentação regular. Para lembrar, o amendoim tem nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento de todas as células do organismo e que são protetores da saúde cardiovascular. Isso vale e é importante  em  todas as fases da vida.

Aproveite o amendoim e seus produtos. É uma forma deliciosamente gostosa de se alimentar saudavelmente, em todas as idades.