06/03/2019 19:14h

Final da gestação: “Quando o bebê vai nascer?”

“quanto tempo ainda falta para o bebê nascer?” são perguntas que muitas gestantes ouvem no final da gestação.

Pior ainda quando vem a seguinte questão: “porque você ainda não marcou a cesárea?”

A pressão social para o nascimento vai aumentando com o passar dos dias.

Calma, pessoal! As pessoas não sabem o que falam! Deixam escapar sua ansiedade, e frequentemente se esquecem da ansiedade da mãe. Não fazem por mal, mas no final da gestação, muitas mulheres ficam muito vulneráveis à opinião do mundo. Muito mais ainda quando são mães de primeira viagem!

Na realidade, não há qualquer pressa para o bebê nascer! Hoje se sabe que o melhor momento para nascer – o que está associado ao menor número de complicações – situa-se entre 39 e 41 semanas nas gestações de baixo risco.
Antes disso, há maior chance do bebê precisar de ajuda para respirar. Depois deste tempo, há maior chance de mecônio e sofrimento fetal. Aguardar, dentro desse tempo, o início do trabalho de parto, garante a liberação de hormônios importantes para o processo complexo que é o nascimento, tanto para mãe quanto para o bebê.

Portanto, não se importe com esse tipo de comentários. As pessoas não os fazem por mal, mas proteja-se emocionalmente e não entre na “provocação”. Você sabe que aguardar até o final da gestação é possível. Junto com seu medico, você pode fazer isso de maneira totalmente segura.

Bom parto!

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.
Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Últimos posts por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (exibir todos)