27/05/2019 22:01h

Até que idade é normal uma criança fazer xixi na cama?

Aprendemos muitas coisas na vida. Inclusive a fazer xixi na hora certa!

Parece simples, mas não é. Entenda o por quê.

Na “porta” da bexiga tem um músculo em forma de um anel que se chama “esfíncter”. Este anel fica constantemente fechado mas se abre quando a bexiga está cheia. Permitindo que ela possa esvaziar. Os bebês não tem controle sob este músculo que “abre” e “fecha”. Isso significa que independe da própria vontade. Quando a pequena bexiga do bebê está cheinha o esfíncter se abre e a fralda se enche de xixi. Sai tudo de uma vez. Na sequencia o esfíncter se fecha. Aí a bexiga, como um reservatório, vai se enchendo de novo – por isso é que não fica “pingando” xixi na fralda – e todo o processo se repete.

Controle consciente

O controle consciente dos esfíncteres começa a acontecer ao redor dos dois anos de idade. Isso significa que só a partir desta idade a criança consegue entender que ela tem o controle e pode segurar ou soltar o xixi e o coco. Claro que esse aprendizado é demorado e o tempo que leva varia bastante de criança para criança.

Primeiro ocorre o controle consciente dos esfíncteres durante o dia. Esse é o primeiro passo. Não é fácil para os pequenos conseguir segurar e soltar o xixi no local certo várias vezes ao dia. Os “escapes” são naturais. Pais e cuidadores devem ter muita calma e paciência. Nada de repreensão ou atitudes que gerem estresse. Isso só dificulta, atrapalha e atrasa mais ainda o aprendizado, que pode se completar até os 3 anos de idade. Isso mesmo! Entre 2 e 3 anos é que o controle do xixi durante o dia deve estar completo.

Depois vem o controle durante a noite. Esta etapa é naturalmente mais difícil, pois as crianças estão dormindo. E geralmente tem um sono bem gostoso e profundo, difícil de acordar. Por isso, muita calma nesta hora. É comum crianças passarem o dia sem fralda e colocar à noite para dormir. Quando a fralda começa a amanhecer seguidamente sequinha, então é hora de tirar. Isso deve acontecer entre 3 e 4 anos, no máximo até os 5 anos.

Portanto, crianças que fazem xixi na cama com mais de 5 anos devem ser examinadas pelo pediatra para ver se é só uma situação genética – sim, fazer xixi na cama pode ser genético – ou se há algum probleminha que precisa ser resolvido. Isso se chama enurese noturna primária.

Ter muita calma e tranquilidade neste período ajuda seu filho a ter noites mais secas!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar