Estou tomando polivitamínico. Preciso tomar ácido fólico?
03/02/2018 13:58h

Estou tomando polivitamínico. Preciso tomar ácido fólico?

Vitaminas são importantes e fundamentais para o funcionamento de todas as células do nosso corpo.

Imagine agora a quantidade de células que o bebê, que está se formando dentro de você, está produzindo neste segundo. Mais que isso: cada célula vai se diferenciando e se transformando nos vários tecidos que vão compor cada estrutura e órgão do corpo humano. Assim se formam, só para lembrar alguns exemplos, os rins, fígado, ossos, intestino, pele, músculos, cérebro, artérias, veias….e, claro, o coração que desde cedo bate acelerado, indicando a vida que já está pulsando.

Estas células tem que se organizar, estruturando-se nos locais e momentos certos. Para isso têm que trabalhar. E as vitaminas constituem um dos substratos mais importantes para que todo esse processo incrível e perfeito ocorra.

Por isso a alimentação da gestante é primordial. Frutas, legumes e verduras contém as vitaminas essenciais para a mamãe e o bebê. Não podemos esquecer do Sol, que é fonte da vitamina D. Bastam 15 minutos, todos os dias possíveis, antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas.

Não obstante, algumas vitaminas tem que ser fornecidas em doses maiores. Esse é o caso do ácido fólico, que é uma vitamina do Complexo B. Esta vitamina é fundamental para a formação do futuro sistema nervoso central do bebê. Por isso, deve ser administrada até pelo menos a 20a semana de gestação.

Importante saber que quem toma polivitamínico NÃO precisa tomar ácido fólico. Isso porque o ácido fólico já está habitualmente contido nos polivitamínicos, na dose certa para a dupla mamãe e bebê. Se você estiver tomando polivitamínico, confira na embalagem que aquele produto contem ácido fólico. Em caso de dúvida, converse com seu médico para orientações e esclarecimentos.

NUNCA tome quaisquer medicamentos sem orientação médica. Tudo o que é em excesso pode fazer mal. Inclusive vitaminas.