14/05/2019 14:23h

Em quais alimentos encontro a vitamina A?

Primeiro vamos esclarecer: para que serve a vitamina A? A vitamina A é essencial para nossa saúde. Principalmente para a saúde dos olhos. Isso mesmo. O que acontece quando saímos de um lugar claro e entramos num local mais escuro? No cinema, por exemplo. Demoramos um pouco para conseguir enxergar, não é mesmo? O olho precisa se “ajustar” ao escuro. E sabe quem ajuda a fazer isso? A Vitamina A. Por isso é que pessoas que tem deficiência de vitamina A não conseguem enxergar na penumbra.

IMPORTANTE: a deficiência grave de vitamina A pode levar à cegueira, principalmente em crianças. Nos países não desenvolvidos, a carência de vitamina A é uma das formas mais comuns de cegueira evitável.

A Vitamina A é importantíssima para o crescimento e desenvolvimento saudáveis . Ajuda também a manter a imunidade nas mucosas. Por isso é útil na prevenção de doenças respiratórias e de diarreia.

É importante para a saúde dos cabelos, da pele, do olfato e do paladar. Além disso a vitamina A é um anti-oxidante,isto é, ajuda a combater o “envelhecimento” das células, auxiliando a remoção de radicais livres.

Qual a diferença entre beta-caroteno, retinol e vitamina A ?

A vitamina A também é conhecida como RETINOL. Vitamina A e retinol são a mesma coisa. Já os beta carotenos são precursores de vitamina A. Também conhecidos como pro-vitamina A. Isso significa que quando os ingerimos eles se transformam, no organismo, em vitamina A.

Em quais alimentos encontro a vitamina A?

É encontrada nas carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral e no leite materno. Crianças amamentadas tem excelentes níveis de vitamina A. A pro-vitamina A ou beta caroteno é encontrado em vegetais de folha verde-escura como espinafre, couve, brócolis e vegetais e frutas amarelos ou laranjas como abóbora , cenoura, manga, pêssego e mamão, por exemplo.

Como pudemos ver, muitos alimentos que ingerimos todos os dias tem vitamina A, que é tão importante para nossa vida com saúde. Vamos aproveitar.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)