Dúvidas sobre o sono - Dra. Ana Escobar
20/08/2018 14:09h

Três dúvidas sobre o sono: Aquele “cochilo” depois do almoço faz bem? Mães que amamentam e acordam à noite várias vezes: o que fazer para ter um sono que descanse? Adolescentes que dormem tarde e acordam cedo: adianta dormir a tarde inteira para compensar?

Para três perguntas tão diferentes a mesma resposta!! Isto mesmo!

Entenda: para que a noite de sono descanse realmente, precisamos passar por todas as 5 fases do sono – um ciclo completo – por pelo menos 5 vezes. Isso significa que precisamos dormir fundo e sonhar. Nas fases de sono mais profundo as células se regeneram, liberamos hormônios importantes e o sonho organiza nossas emoções. Corpo e mente descansam e se recompõem para o novo dia. E para acordar bem precisamos de pelo menos 5 ciclos por noite.

Mães ou pais que acordam várias vezes à noite ou adolescentes, por exemplo, que vão dormir tarde e tem que levantar cedo no dia seguinte não conseguem cumprir todas as etapas do sono. Com isso, não repetem 5 vezes a fase 5, que é a dos sonhos. Aí acordam cansados. Os pais tem dificuldade para trabalhar no dia seguinte e os adolescentes rendem pouco na escola. Passam o dia desanimados, e o mau humor é inevitável.

Dormir à tarde compensa? Um dia ou outro, pode compensar. Mas quando vira uma rotina, tenha certeza que não é bom. Pois durante a tarde, dificilmente conseguimos aprofundar o sono o suficiente para cumprir as 5 etapas. Isto acontece porque nosso corpo está mais preparado para dormir à noite, quando naturalmente há mais silêncio e pouca luz.

Adolescentes podem e devem organizar sua noite de sono. Devem dormir pelo menos 8 horas por noite.

Mães que amamentam e acordam muito à noite, devem tentar dormir de dia, enquanto o bebê está dormindo também. Para isto, é preciso organizar as atividades do dia, de forma que sobre um tempo, de preferência sempre no mesmo horário, para que possam dormir pelo menos umas 3 ou 4 horas. No silêncio e no escuro. Por isso esse sono deve ser no quarto, sem TV, sem celular e com as janelas fechadas. Isso ajuda bastante.

E o cochilo depois do almoço? Veja bem: é um cochilo rápido, de mais ou menos meia hora. Este faz bem. Não é o sono que compensa uma noite mal dormida, claro, mas relaxa o corpo no meio do dia, nos preparando para uma tarde mais gostosa.

Organize-se também para dormir. Sono é fundamental para a vida!

Sonhe!