/

Minha dor de cabeça é sinusite?

Como saber se a sua dor de cabeça é sinusite? Vamos aprender sobre isso neste artigo, além de ver dicas de como evitá-la

 

A sinusite pode dar muitos sintomas, inclusive dor de cabeça. Vamos entender:

Quando ficamos gripados, nossas vias áreas produzem muita secreção que se acumula nos seios da face que ocupam uma região do rosto atrás da testa, no nariz e nas bochechas. Quando esta secreção se acumula ela pode infeccionar causando a sinusite e provocando a dor de cabeça.

Quando deitamos, a secreção “escorre” para a garganta, causando tosse. Por isso, quem tem sinusite pode apresentar sintomas como: tosse, principalmente noturna, febre e dor de cabeça, que acontece principalmente quando abaixamos ou quando mexemos a cabeça.

 

Como evitar a sinusite? Duas dicas:

1. Se você estiver gripado, evite aspirar a secreção do nariz. Sabe aquela “fungada” que todo mundo tem vontade de dar quando sente o nariz cheio de secreção? Pois é essa mesma. Evite fazer isso. Pegue um lenço de papel e assoe o nariz. Quantas vezes precisar. A secreção que produzimos deve sempre ser expelida. Sempre para fora.

2. Lave sempre o nariz com soro fisiológico, principalmente se você estiver resfriado. Isso faz com que você acumule menos secreção.

>>LEIA TAMBÉM: Outras Dicas para Evitar Sinusite

 

Sinusite tem tratamento?

Sim, mas só o médico é pode prescrever, pois cada um pode precisar de um remédio diferente. Lembre-se sempre que o melhor tratamento é sempre a prevenção. Cuide-se e sinta-se bem!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.