Devo tomar a vacina contra a gripe? - Dra Ana Escobar
24/07/2015 18:54h

Devo tomar a vacina contra a gripe?

Febre alta, calafrios, cefaleia, mal-estar, mialgia, tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos também são frequentes. Ninguém merece, não é mesmo? Grávidas então, MUITO MENOS!!!

Todos estes sintomas podem ser causados pelos vírus da influenza, comumente conhecida como gripe. Vocês, que estão gestantes, e quem acabou de dar à luz, DEVEM se vacinar. Vamos entender.

Infelizmente, mulheres grávidas ficam mais susceptíveis a infecções como gripes e resfriados, devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de infecções como gripes e suas complicações nas gestantes. A vacina as protege.

Uma vantagem enorme a mais: a gestante vacinada produz anticorpos contra esses vírus. Estes anticorpos passam para o bebê. Resultado: seu filho já nasce, ele também, com anticorpos contra os vírus da gripe. Uma super vantagem, certo?

Além disso, essa proteção também é passada pelo leite materno, já que até os 6 meses o bebê não deve ser vacinado. Portanto, quando uma gestante e uma recém-mãe tomam a vacina, elas não apenas estão se protegendo, mas protegendo o bebê em seus primeiros meses de vida!!

A vacina de gripe usada no Brasil é preparada com um vírus inativo, e não há evidência de que possa ser prejudicial ao bebê.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto, é de que mulheres grávidas, as que deram à luz há menos de 45 dias (amamentando ou não) e crianças com mais de 6 meses devem tomar a vacina grátis nos postos de saúde a partir do início da campanha anual, que está começando agora no outono!

Converse com seu médico, procure um posto de saúde para maiores informações, ou consulte o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde.

Durante o inverno, procure dar uma fortalecida no seu sistema imunológico comendo muitas frutas frescas, verduras e legumes. Esse tipo de alimento contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater infecções. Converse com seu obstetra sobre suplementos vitamínicos para gestantes. Descanse bastante e tente se estressar o menos possível.

Se por um acaso vier a ter sintomas de gripe, como febre, calafrios, dor no corpo e perda de apetite, fale com o médico sobre o que você pode tomar, porque é importante manter a temperatura normal durante a gravidez. Procure não ficar agasalhada demais, tome bastante líquido, deite-se e não volte às atividades do dia-a-dia até que esteja completamente recuperada.

Saúde!