O desconforto pós-parto pode ser maior que o da gravidez?
25/10/2018 14:35h

É verdade que o desconforto pós-parto é maior que o da gravidez?

Nos primeiros dias depois do parto, você poderá estar se sentindo realmente cansada. Tudo certo e tudo normal.

Na sua imaginação, você poderia se entender feliz e maravilhosa. Na realidade, você pode se surpreender ao perceber que está se sentindo um pouco para baixo. Isso tudo é perfeitamente normal!

Imediatamente após o parto, sua barriga vai estar mole e caída. A barriga ainda fica grande, como estava na metade da gravidez. O seu útero estará se contraindo nos próximos dias para ir gradativamente voltando ao seu tamanho anterior e isso pode gerar cólicas e saída de coágulos de sangue. Esse desconforto pós-parto acontece principalmente enquanto o bebê mama, já que o estímulo do mamilo faz o cérebro liberar ocitocina e esta, por sua vez, é que faz o útero se contrair. Se você estiver muito dolorida, fale com seu medico, pois há medicações seguras para isso.

Você poderá notar que suas pernas ou rosto estão mais inchados, já que há uma grande reorganização dos seus líquidos corporais após o nascimento do bebê.

O sangramento no pós-parto pode durar de 5 a 15 dias, mas é normal que ele diminua progressivamente e mude de cor: primeiro para marrom e depois, com o passar dos dias, para um tom mais amarelado.

Seus seios devem inchar e ficar doloridos quando o leite “descer”, o que deve ocorrer entre o 3o e o 5o dia de vida. Um sutiã bem justo ajuda a apoiar as mamas e, se houver dor, há medicamentos seguros que podem ser utilizados para atenuar o desconforto.

É compreensível que você esteja com medo de ir ao banheiro evacuar. Você pode ficar obstipada nos primeiros 3 a 4 dias após o parto. Importante saber que a preocupação com os pontos só piora essa tendência. É pouco provável que você estrague seus pontos, mas evite força excessiva para evacuar. Espere estar com muita vontade para se sentar na privada. O melhor a fazer é beber muita água, comer alimentos ricos em fibras, como mamão, ameixa, legumes, verduras e caminhar depois das refeições.

Se seus pontos estiverem muito doloridos, fale com seu medico pois há medicações para aliviar a dor destes primeiros dias. Para cuidar dos pontos, você os deve lavar com água e sabonete (liquido de preferencia) e secar bem antes de colocar a roupa.
Apesar do desconforto pós-parto, com calma e ajuda tudo correrá bem.

É muito importante saber o que esperar desse momento. Se você não souber que há desafios, pode se sentir frustrada ao perceber que a gravidez, em alguns casos, foi o menor dos desconfortos. E é claro que a chegada do seu esperado bebê suaviza tudo isso!