10/11/2018 07:44h

Cuidados com Pneumonia

A pneumonia é uma infecção nos alvéolos pulmonares. Se nosso pulmão fosse uma árvore, os alvéolos seriam as folhas da árvore. Geralmente é causada por bactérias, e tratada com antibióticos.

Os sintomas da pneumonia são: febre, tosse, dificuldade para respirar. Na ausculta pulmonar o médico consegue identificar sinais que indiquem a doença, mas um raio X de tórax pode confirmar o diagnóstico. Importante saber que, no caso da pneumonia, o diagnóstico clínico costuma ser mais eficiente do que o diagnóstico de imagem, que às vezes dá um resultado duvidoso.

As vacinas contra pneumonia (Pneumococos e Hemophilus influenzae) são muito eficazes e diminuiram muito o número de casos. Por outro lado, surgiram outros microrganismos que causam o que chamamos de pneumonias atípicas. O fato de serem atípicas não significa que sejam mais graves. É que este grupo de agentes podem não afetar os alvéolos, mas atingir outras áreas do pulmão. Ou, não causar febre, por exemplo. Mesmo sendo “atípicas”, o tratamento com antibióticos específicos é eficaz e a evolução dos pacientes, muito boa.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)