Crianças podem dormir com o cabelo molhado? - Dra Ana Escobar
10/04/2018 17:05h

Crianças podem dormir com o cabelo molhado?

Tomar banho à noite é uma delícia! Muita gente lava a cabeça. Inclusive das crianças pequenas.

Algumas mães deixam os pequenos dormir com o cabelo molhado e garantem que não acontece absolutamente nada com eles. Por outro lado, algumas outras mães secam os cabelos dos filhos antes de dormir pois garantem que dormir de cabelo molhado significa amanhecer  com dor de garganta, dor no corpo, espirros, tosse ou tudo isso junto.

Fica a dúvida: pode-se dormir de cabelo molhado? Mito ou verdade? Vamos entender.

Nossa cabeça é muito vascularizada, temos muitos vasos sanguíneos nesta região. (Quem já fez um corte pequeno na testa por exemplo, já viu que sai muito sangue…)

Quando lavamos o cabelo e em seguida deitamos, o travesseiro fica úmido e os cabelos levam mais tempo para secar. Como a região da cabeça fica mais fria o sangue que passa por ali “esfria”. Além disso, o pescoço também fica mais frio e isto diminui a defesa da garganta dando oportunidade para que vírus ou bactérias se multipliquem e causem os sintomas da gripe.

Nem todo mundo é igual: umas pessoas tem este mecanismo mais sensível do que outras. Por isso é que umas podem dormir com a cabeça molhada e acordar bem e outras (como eu) adoecem!

Descubra quem é você e respeite os limites do seu corpo. Neste caso, todo mundo tem razão!