/

A partir de que idade as crianças devem ser incluídas nas tarefas do dia-a-dia?

Entrar no quarto de um filho adolescente dá desespero em muitos pais. Roupas largadas e emboladas no chão, computador ligado, cama desarrumada, material da escola fora da mochila e todo espalhado, um resto da pizza da noite anterior, armários abertos e uma confusão lá dentro… dá vontade de sair correndo. Mas a pergunta é inevitável: como chegamos neste ponto?

Pois é…corrigir este tipo de comportamento na adolescência não é nada fácil. E a chance de sucesso é praticamente ZERO. Por isso, o mais inteligente é não deixar este espírito de desordem crescer com a criança.

O hábito de organizar o ambiente deve ser “ensinado”para crianças a partir dos 2 anos de idade. Este aprendizado é progressivo, e deve ir acompanhando a capacidade de compreensão dos pequenos. Quem organiza hoje as tarefas domésticas por eles, vai se arrepender amanhã.

Então, mãos à obra. Com 2 anos a criança já pode ajudar nas tarefas do dia-a-dia e guardar os brinquedos. Nada de deixá-los espalhados pelo quarto ou pela casa. Brincou, guardou!

O segundo passo, também com 2 anos, pode acontecer na hora do banho. As crianças é que devem colocar as roupas que acabaram de tirar dentro de uma cestinha para serem lavadas. Isso pode ser feito como uma brincadeira.

E assim, sucessivamente, as tarefas do dia-a-dia vão ficando cada vez mais complexas, acompanhando o crescimento e capacidade de assimilação das crianças.

Ensinar dá trabalho e exige perseverança. Mas é muito mais produtivo do que a preocupação e o desânimo que o “NÃO ensinar” podem dar depois.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.