06/05/2019 16:33h

Crianças de 2 anos podem ter diabetes?

A diabetes tem dois tipos mais comuns e conhecidos: tipo 1 e tipo 2.

A diabetes tipo 1 é a que incide mais frequentemente em crianças, adolescentes e adultos jovens. Crianças pequenas, de 2 anos, podem, sim, apresentar diabetes tipo 1.

Qual a diferença entre os dois tipos de diabetes?

Na diabetes tipo 1 o pâncreas é como se fosse “atacado” por células do sistema imunológico e deixa de produzir a insulina, que é o hormônio de coloca a glicose (açúcares) para dentro das células. A causa deste tipo de diabetes é em geral genética, em conjunto com fatores ambientais. Por isso aparece logo nos primeiros anos de vida.

Na diabetes tipo 2, o pâncreas deixa de produzir a insulina ou o corpo  não consegue utilizar a insulina que produz. Acomete mais frequentemente pessoas mais velhas.

Como saber se meu filho de 2 anos tem diabetes?

Os sintomas do diabetes em geral são essenciais para a suspeita diagnóstica. As crianças tem muita fome, querem comer bastante e, no entanto, ficam com  a aparência emagrecida. Tem muita sede, bebem muita água e fazem muito xixi. Além disso, dizem que estão cansados, ficam mais nervosos e irritados.

Tem tratamento?

Sim, o tratamento consiste na administração diária de insulina a ser prescrita, claro, pelo médico.

Importante saber que a criança diabética, hoje em dia, pode ter uma vida próspera, feliz, tranquila e totalmente normal. Por muitos e muitos anos!!!!!

 

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar