Complexo B e Vitamina B são diferentes ? - Dra Ana Escobar
15/05/2018 15:24h

Complexo B e Vitamina B são diferentes ?

Importante esclarecer esta dúvida tão frequente!

O Complexo B é formado por 8 tipos de vitamina B: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

 

E para que servem as vitaminas do complexo B ?

Cada tipo de vitamina B tem uma função diferente e todas são importantes e fundamentais para nossa saúde. Elas atuam no organismo inteiro, auxiliando as funções celulares, principalmente nos sistemas nervoso , respiratório, digestório e hematológico. Bastante, não é?

 

Por isso que a falta de vitaminas do complexo B pode gerar uma série de doenças, sinais e sintomas variados como anemia – algumas até mais graves- nervosismo, irritabilidade, insônia , depressão, estomatite, fissuras no canto da boca, fadiga, falta de apetite, indigestão, prisão de ventre, dificuldade de digestão , diarréia, má absorção de alguns nutrientes, inchaço, principalmente em mãos e pés e fraqueza muscular, para citar alguns exemplos.

A vitamina B9 , também conhecida como ácido fólico, deve ser administrada a todas as futuras gestantes, pois diminui a incidência de má formações no sistema neural dos bebês, de preferência até 3 meses antes da gravidez. Isso tudo significa que não conseguimos viver sem as vitaminas do complexo B.

Quais alimentos tem estas vitaminas? 

Isso é importante. Não conseguimos armazenar estas vitaminas,por isso devemos ter uma alimentação variada e saudável todos os dias. Os alimentos que contém as 8 vitaminas do complexo B estão na carne (principalmente fígado e peixe), nos vegetais (couve, brócolis,repolho e espinafre) nos legumes (feijão, soja e ervilha,por exemplo), nos cereais integrais, no leite e nos ovos.

Uma boa alimentação é nossa forte aliada na vida ! Aproveitem !