30/07/2018 16:44h

Como saber se meu filho precisa tomar algum suplemento vitamínico?

Vitaminas fazem bem para a saúde. Todos sabemos disso. No entanto, é preciso ficar atento ao fato de que, como muitas coisas na vida que também nos fazem bem, em excesso podem ter um efeito oposto: fazer mal. Assim é com as vitaminas, com os exercícios físicos, com a ingestão excessiva de água…e por aí seguem muitos exemplos.

Por isso, devemos sempre nos lembrar que as vitaminas devem ser consumidas com critério e com orientação médica. Vitaminas são remédios e o que funciona para uma criança pode não ser recomendado para outra.

As únicas suplementações indicadas para todas as crianças no Brasil são de vitamina D até os 2 anos de idade e de ferro, até 1 ano de idade, quando os bebês são desmamados do peito e recebem fórmulas lácteas sem a concentração de ferro necessária.

Fora estas duas formas de suplementação na infância,  todas as indicações de vitaminas devem ser individualizadas e orientadas de acordo com as necessidades de cada criança em especial.

É muito importante saber que uma alimentação simples e saudável, com leite, frutas, verduras, legumes e uma fonte de proteínas como carne, frango, ovos ou peixe, garante todos os nutrientes necessários para o crescimento pleno e tranquilo dos nossos pequenos.

A qualidade é mais importante que a quantidade. Seu filho pode não comer o que você gostaria, mas se estiver crescendo e ganhando peso satisfatoriamente e com energia de sobra para brincar, tudo certo!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)