/

Como saber se a dor de cabeça é enxaqueca?

Enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça. Para saber se ela é enxaqueca você tem que ter tido pelo menos 5 vezes uma crise com estas características:

– Dor de cabeça durando de 4 a 72 horas que não passa mesmo tomando remédio. Sendo que a dor é de um lado da cabeça e é do tipo que pulsa ou lateja, com intensidade moderada ou forte. Uma atividade física corriqueira como subir escadas aumenta a dor.

Quem está com enxaqueca pode sentir muito enjoo e até mesmo vomitar. A pessoa quer ficar de olhos fechados, de preferência num quarto escuro e sem barulho porque a luz e os ruídos pioram a dor.

Antes da crise, algumas pessoas tem alguns sinais de que a dor vai chegar, como a “aura” que são distúrbios visuais, com pontos luminosos ou então a dormência numa parte do corpo. Estes sintomas duram em média 1 hora e depois… começa a enxaqueca!

Alguns fatores podem desencadear a crise. São eles: falta de sono, ficar muito tempo sem comer, estresse, ansiedade, uso de álcool, ingestão de cafeína, alterações hormonais (comum nas mulheres que vão menstruar), ruídos muito altos, cansaço ou mudanças climáticas súbitas.

Quais as dicas para tentar atenuar uma crise de enxaqueca?

1. As pessoas que tem enxaqueca devem ser regularmente acompanhadas por um médico. Importante: só o seu médico pode prescrever o tratamento mais adequado para você. O remédio de uma pessoa pode não ser o indicado para outra porque a causa da crise de cada um tem motivos diferentes.

2. Evite álcool e alimentos com cafeína (leia o rótulo dos alimentos para identificar a presença da cafeína!)

3. Procure dormir bem. Nem demais, nem de menos.

4. Faça esportes regularmente. Isto sempre ajuda!

5. Não fique muito tempo sem comer.

Siga estas dicas e viva sem dor de cabeça!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.