03/06/2019 17:42h

Como retirar a mamadeira e chupeta?

Se a criança usa mamadeira e chupeta, o ideal é não tirar as duas ao mesmo tempo. Comece substituindo a mamadeira do dia por copinhos de transição. A partir dos 2 anos de idade, as crianças já podem dormir a noite inteira sem se alimentar. Então, se a criança ainda acorda, vá trocando o leite por água. Aos poucos, ofereça o leite antes de dormir no copo também.

Em outro momento, comece a limitar os horários de uso da chupeta. Primeiro vale toda hora que for dormir: por exemplo, nos cochilos durante o dia… Depois só à noite… Então, prepare o terreno e diga que a chupeta está com os dias contados… Será entregue ao Papai Noel… ou ao Coelhinho da Páscoa… Quanto menos estresse, melhor… Mas… e se depois da entrega a criança quiser a chupeta de volta? O ideal é resistir e bancar a decisão. Mas se mesmo assim, ficar difícil, impossível para a família suportar a pressão, eu aconselho em última instância dar a chupeta de volta. Mas com uma condição: só na hora de dormir.
Ter bom senso é fundamental!

Siga as dicas e tenha sucesso ao retirar a mamadeira e chupeta.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)