09/01/2019 17:00h

Como promover o desenvolvimento e a inteligência dos nossos filhos?

No cérebro há milhares de neurônios. Eles se conectam formando sinapses. Quando os bebês nascem, muitos destes neurônios ainda não estão “conectados” uns aos outros. Esta rede de conexões que se forma é chamada de neuroplasticidade e é estimulada pelo vínculo afetivo. Isso significa que o contato físico e o aconchego dos pais e cuidadores são fundamentais para o desenvolvimento neurológico nos primeiros meses de vida.

Depois desta fase, é super importante a “conversa” com os filhos pequenos. O contato “olho no olho” é essencial. As crianças aprendem  com os adultos que as cercam. Este aprendizado é mais intenso quando os vínculos de afeto são fortes.

Brinque com seu filho, leia para ele, corrija-o sempre que for necessário. Passe-lhe a sensação de proteção e de segurança. Diga “não” quando for necessário e o repreenda se for o caso. Elogie suas atitudes positivas. Vocês são o exemplo dos seus filhos. Lembrem-se disso.

Laços afetivos fortes na infância constroem um futuro sólido na vida adulta.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)